Atualmente as atividades da União Espírita Italiana, por exemplo, vertem, dentre outras, às atividades e temáticas ligadas à família e a educação infanto-juvenil, em colaboração com a Comissão Européia do CEI, como o Curso de Capacitação de Educadores Espírita ocorrido em novembro 2012, já noticiado por este boletim, e o próximo encontro fraterno que ocorrerá na cidade de Lecco no dia 17 de fevereiro.
A contribuição trazida pelos oradores espíritas, sejam do Brasil ou da própria Europa, ajudam a consolidar um quadro que se prospecta positivo.
Após a última palestra proferida por Divaldo Franco, na cidade de Milano, em maio de 2012, para um público de mais de 500 pessoas, novos agrupamentos foram se constituindo, em diversas localidades, incentivados pela oratória do notável orador brasileiro e pelo interesse de aprofundar sobre o Espiritismo.
Além dos grupos mais antigos, filiados à União, se encontram em fase de consolidação novos grupos em Salerno, Treviso, Padova e Vicenza. Isso significa que se bem estruturados, poderão receber brasileiros e italianos residentes nestas localidades e que até o momento se sentiam isolados. Isso porque muitos brasileiros não se sentem aptos a iniciarem um grupo de estudos, precisam de estimulo e preparação. Territorialmente a Itália é pequena, mas enfrentar 200/300 km para assistir à uma palestra, ou receber um passe, pode se tornar impraticável.
Entre o final de dezembro de 2012 e os primeiros dias do mês de janeiro 2013, o orador espírita, residente em Manaus, Pedro Gilberto Aloise, junto à filha Ana Aloise, realizaram um ciclo de palestras que contemplou 9 cidades italianas: Roma, Salerno, Padova, Ravenna, Reggio Emilia, Vicenza, Treviso, Verona e Milano. Uma colaboração com o Grupo Sentieri dello Spirito, Milano, para atender aos pedidos de suporte e orientação para a formação de novos núcleos de estudos espírita, grupos estes constituídos em 70% por italianos (alguns conhecem o português). Fato este extremamente positivo. Que saibamos, das 20 regiões italianas, 7 contam com pelo menos um “ponto de luz”. Não é muito sabemos, mas é um caminho, que unido a outros sob o mesmo ideal, constituem uma força e novas fronteiras de divulgação.
No final de semana de 26/27 de janeiro 2013, Florêncio Anton, de Salvador, esteve realizando trabalho de Pintura Mediúnica na cidade de Modena, por ocasião do 21° Congresso Anual “La vita oltre la vita” – A vida além da vida. Este Congresso é uma realização da Fundação Casa dell’Albero, de Fossoli di Carpi, próxima à Modena. Foi fundada pela Sra. Carla Castagnini, após o desencarne do único filho, Massimo, que contava 24 anos. Por via mediúnica, através de uma médium espiritualista inglesa, Sue Rollands, Carla obteve noticias do filho, fato este que mudou completamente o seu conceito sobre a morte. Desde então promove encontros e Congressos para consolar pais que perderam um filho. Para relembrar Massimo, após 1 ano de seu desencarne, foi realizado um encontro entre seus amigos, e Carla fez uma foto do palco onde o filho tocava. Ao revelar o filme, a surpresa: sobre o palco, se via nitidamente a imagem de Massimo.
A fotografia foi analisada pelo Perito Biométrico, Daniele Gullà, da cidade de Bologna. A Biométrica é uma técnica científica que consiste em medir, em modo direto ou indireto, as características biológicas morfológicas e antropoformoficas de um individuo ao fim de catalogar as suas características. Através destas características se pode identificar a identidade de um individuo em situações das mais particulares e difíceis, de fato vem utilizada no campo do Direito e nos tribunais para reconhecer indivíduos que cometeram delitos, ou são fugitivos e que podem ser reconhecidos através das imagens de telecameras colocadas em bancos, supermercados, aeroportos etc. Portanto Daniele Gullà, dentre suas funções profissionais é um Perito junto aos tribunais, mas também aos Institutos de Medicina Legal. Daniele se interessa ainda pela Parapsicologia, e começou a se dedicar ao estudo de imagens como àquela em que foi retratado Massimo Castagnini, após o seu desencarne, para comprovar a sobrevivência da alma. Para ele não é questão de religião, mas de comprovar o que realmente existe.
Foi por esta motivação que, em 2003, Regina Zanella, dirigente do grupo Sentieri dello Spirito iniciou uma colaboração com Daniele Gullà, para um confronto. Enquanto um falava de Ciência, o outro expunha as probabilidades espirituais. Nos anos seguintes, Daniele foi aprimorando a sua técnica até criar ele mesmo maquinas capazes de captar as vibrações nas suas mais variadas expressões, desde as cores, do som, de encarnados e desencarnados. As mesmas ficam impressas em gráficos e fotografias. Um trabalho que poderá revolucionar conceitos, “obrigando” a própria ciência oficial à aceitar e a constatar a realidade do Espírito. Seriam necessárias muito mais linhas para descrever este trabalho que em futuro poderá vir a fazer parte da ciência espírita.
Hoje aqui, trazemos uma das mais recentes fotos de Daniele, da Pintura Mediúnica. Durante o Congresso Daniele pode assistir e analisar o trabalho de Florêncio, captando imagens e vibrações que não deixam duvidas sobre a autenticidade do fenômeno e a intervenção do mundo, para a maioria de nós, invisível.
Na foto que anexamos, gentilmente cedida por Gullà, vê-se dois assistente ao lado do médium, durante a Pintura, mas o médium “desaparece” energeticamente, vê-se somente um facho de luz. Fato extraordinário e ainda inexplicável para o pesquisador italiano, a dificuldade de fotografar as telas pintadas. A diferença de tudo o que havia no ambiente, as mesmas pareciam emanar luz própria, não permitindo serem fotografadas pela sua mais recente “maquina” – FUTURA, de alta sensibilidade. Atualmente Daniele está desenvolvendo uma pesquisa junto a Universidade de Padova com o fim de em breve poder publicar as pesquisas feitas com FUTURA em revistas cientificas, como sempre fez com seus trabalhos científicos.
O trabalho de Florêncio foi filmado também por uma emissora de televisão, Itália 1, que levará ao ar a reportagem em rede nacional nos próximos dias e, Daniele que mantém um quadro de investigação na mesma transmissão, comentará as fotos da Pintura Mediúnica.
Por fim, o notável cardiologista Nader Butto, de Nazareth, Israel, um dos oradores e presente durante à atividade espírita, se emocionou com o trabalho e quis conhecer pessoalmente Florêncio para saber cientificamente como é possível uma intervenção assim tangível do plano espiritual no mundo material.
Podemos dizer que, aqui, a Ciência oficial, finalmente encontrou o Espírito.
Regina Zanella
Grupo Sentieri dello Spirito
Minha filha reside em boloBol, onde tem um centro Espírita mais próximo?
ResponderExcluirEm Bolonha Itália, qual o Centro Espírita, mais próximo? Região da Emília Romana.
ResponderExcluirEndereço e telefone do centro espírita em Roma ?
ResponderExcluirQuero saber o endereço do centro espirita em Salerno
ResponderExcluirQueria saber aonde tem o centro província di MC civitanova marche
ResponderExcluirEstou em.bolonha e queria saber onde acho um centro espírita para visitar aqui. Onrigada.
ResponderExcluirBom dia, queria saber o endereço de um centro espirita em Roma, Obrigada
ResponderExcluirVirginia Salles