". . . seria pretensioso dizer que o Espiritismo será o futuro das religiões, mas, certamente será a religião do futuro"

Divaldo Franco - "Viagens e Entrevistas"

"O Espiritismo é a âncora firme que nos sustenta nos mares revoltos destes dias tormentosos pelo qual passa o Planeta"

Joanna de Ângelis


domingo, 23 de junho de 2013

A Escola Eurípedes Barsanulfo precisa da nossa ajuda!

Veja como colaborar:

VAMOS AJUDAR!

Segue apelo da nossa queridíssima amiga Alzira Bessa França Amui:

"Caros Amigos,
Precisamos da ajuda de todos!!

A Escola Eurípedes Barsanulfo acaba de perder uma doação de trinta e cinco mil reais (R$35.000,00) mensais de uma pessoa que há dois anos e meio vinha contribuindo com a manutenção de nossa escola. Fui comunicada que não poderá mais nos ajudar. Atualmente temos 336 crianças de oito meses a 12 anos de idade. Não sei o que poderá vir acontecer daqui para frente, por isso, estou recorrendo aos amigos e a todos aqueles que conhecem o trabalho ali realizado. Em dois mil e quinze nossa escola completará quarenta anos.

Estamos com o coração apertado, assumimos compromisso com os pais, com as crianças e com nossos professores e funcionários e não sei o que fazer. Estamos mobilizando meios para levantarmos recursos, mas Sacramento é uma cidade que não nos possibilita levantar esse valor mensal.

São lutas que hão de passar, porque temos a certeza de que da mesma forma que Eurípedes pediu a sua mãe, que não fechasse as portas do Colégio Allan Kardec quando desencarnou, ele nos conduzirá e nos auxiliará e tenho esperança que juntos conseguiremos vencer mais essa luta. Não é a primeira vez que passamos por isso, mas agora foi de forma inesperada, e sinto-me temerosa em não conseguir manter essas crianças até o final do ano. Estou recorrendo aos amigos e a todos que conhecem o trabalho de Eurípedes. Meu pedido é que junto a seus amigos possam nos auxiliar a ampliar o quadro do “Adote uma Criança”. Se puder nos ajudar na ampliação desse quadro, nos sentiremos mais seguros para tomarmos outras soluções até o final do ano.

Se estiver disposto a nos ajudar, nos envie o nome e o endereço da pessoa para enviarmos os carnês. Se preferir fazer o depósito mensal na conta bancária, ficaremos extremamente agradecidos.

> Banco do Brasil- Conta Lar de Eurípedes- Agência 0455-3 C/C nº 6504-8

> Caixa Econômica Federal – Conta Lar de Eurípedes- Agência 0940 OP 003 C/C nº831-7

------------------------------------------------------------------------------
ADOTE UMA CRIANÇA

Enviaremos os carnês, contando sempre com você nesta sublime tarefa, porém, deixamos o campo do valor da doação em branco para que de acordo com a sua adoção possa contribuir, reafirmando o pedido de que o pagamento seja feito preferencialmente, nas Casas Lotéricas, devido o custo da tarifa ser menor.

Certos de sua preciosa acolhida, nossos agradecimentos.
------------------------------------------------------------------------------

Que Jesus e Eurípedes abençoem a todos.
Nosso agradecimento com muitas vibrações."

Alzira

Acesse o link para preencher o nome e receber o carnê:


Visita de Cláudia Marum Curcio ao CLE - Clube do Livro Espírita

No dia 12/03 o Centro Espírita Amor e Humildade recebeu a Sra. Cláudia Marum Curcio, autora dos livros Reviver por Amor e Amor ao Cair da Tarde, que autografou para os participantes do CLE - Clube do Livro Espírita seus livros.

Queremos agradecer sua visita e a participação de todos!

Fotos:






segunda-feira, 17 de junho de 2013

2ª Etapa do Curso: "Crepúsculo de Uma Era"

Foi realizado dia 16/06 (domingo) a 2ª etapa do curso "Crepúsculo de Uma Era", o subtema desta vez foi: "Espíritas: Alvo principal das Trevas".
Neste encontro tivemos 67 pessoas presentes de vários lugares: Careaçú, Poço Fundo, Alfenas e Embu das Artes-SP.
O estudo transcorreu conforme o esperado, com tranquilidade, o assunto provocou muito interesse e participação do público.


A expositora Lúcia Cordeiro, saiu-se muito bem, tendo as respostas certas para todas as dúvidas. Foi ótimo.
Agradecemos a presença de todos e aguardemos o próximo estudo que será no dia 15/09.
Até lá!





sexta-feira, 14 de junho de 2013

Chamo-me Caridade!

Chamo-me Caridade!
Hoje, visitei os lares pobres onde crianças esquálidas, de estômagos atormentados pela fome, solicitavam em preces infantis o pão farto que nunca lhes chegou.

Chamo-me Caridade!
Sondei os corações maternos agoniados que, de mãos vazias, só podiam ofertar as próprias lágrimas às suas criancinhas envoltas em panos pobres.

Chamo-me Caridade!
Durante a noite, presenciei famílias inteiras depositadas a beira de pontes, como se estas fossem os únicos abrigos que pudessem lhes proteger do frio da noite.

Chamo-me Caridade!
Fui de encontro aos asilos, onde velhos de toda sorte, imploravam em preces fervorosas, a palavra que nunca lhes chegou, na visita dos parentes que estão somente na memória de suas lembranças quase esquecidas.
Sondei-lhes a alma e compartilhei com eles suas dores, suas incertezas, suas angústias.
Tentei eu, em minha pobreza, soprar aos seus ouvidos: -Coragem! Coragem! Ninguém está esquecido.
O Coração do Criador a todos se manifesta. O corpo pode estar alquebrado, mas seus sentimentos permanecem vivos como nunca.
Em teus olhos vejo o brilho da vida que as rugas trabalharam.
Coragem! Coragem!

Chamo-me Caridade!
Ví adolescentes e jovens falando em morte, tentando valer-se da ausência do seu meio familiar, para buscar no consolo do sepulcro, apagar do próprio interior, as labaredas que lhes consome o mundo íntimo.
Disse-lhes: - Vai meu filho! Busca rumo diferente... Não faça de tua vida uma porção de entulho inútil. Deus te criou para superar a ti próprio. Tens todo um futuro que te sorri. Não termines assim. Não limites tua existência, tão nobre, tão grande, a uns punhados de ervas que só te multiplicam as dores...

Chamo-me Caridade!
Fui de encontro a algumas famílias cujo trabalho faltava. Ví homens honestos, suplicando a benção de uma remuneração digna, para que pudessem suprir, perante aqueles a quem amam, o básico de uma existência pobre.

Chamo-me Caridade!
Ví mulheres, cuja maquiagem exibia em meio às vestes, a imagem nítida da opulência e da vitória, mas cujos corações estavam encharcados pelo pranto amargo de não serem amadas e compreendidas.
Ouve o conselho meu e encontre na maternidade, minha querida, as forças maiores que te possam realizar. Ainda que o homem tente dominar-te os anseios mais profundos e desviar-te os passos da senda do Amor, cerra teus ouvidos a estes apelos.
Vê nos braços pequeninos, no sorriso inocente, a grande tarefa a que o Senhor te conduziu.

Chamo-me Caridade!
Hoje estou aqui, diante de vocês, apresentando-me como mendigo, implorando de cada um: -Não esqueçam a ninguém.
A grandeza do existir não se resume à disputa estéril, do berço ao túmulo.
Estou aqui para dizer a você mãezinha, que tem essa criança ao colo, nos seus braços amigos, que saiba conduzí-la com carinho na trajetória da honestidade, da decência, do Amor ao próximo.

Vim aqui implorar aos homens: - Não esqueçam de conceder às suas companheiras o carinho e o valor que elas merecem, porque somente assim podereis formar um verdadeiro Lar.
Imploro a misericórdia a todos aqueles que perambulam na noite da vida, esquecidos e atormentados. Imploro às suas mãos, ainda que frágeis, para lhes socorrer, mesmo que, por um minuto, em suas tragédias.
Hoje mesmo, ao teu lado, está o companheiro que chora, aquele que se vê envolvido em dores infindáveis. Não é um desconhecido anônimo, é alguém que, como tu, luta para amar e ser amado.

Chamo-me Caridade!
E estarei onde os olhos humanos não conseguirem me ver....

Chamo-me Caridade!
Sou a única via de acesso à verdadeira felicidade. Por isso, venho vos convidar a participar da grande festa dos anjos, através do desprendimento de si próprios, porque a lágrima do outro é a nossa própria e a dificuldade do outro é nosso grande desafio.

Chamo-me Caridade!
Conto com o apoio de todos.
Chamo-me Caridade!

-------------------------------------------------------------
Mensagem obtida por psicofonia pelo Médium Marcio R.Horii através do Espírito Cáritas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

O CASAMENTO NA DOUTRINA ESPÍRITA

A união de um casal, na visão espírita, vai além de uma cerimônia.
Na realidade, o que importa é a intenção pela qual o casal decidiu se unir. E aí, deve-se colocar em foco o que é um princípio básico do Espiritismo: o amor.
Entretanto, há uniões que se tornam instáveis. Em seu livre-arbítrio – que é outro dos princípios básicos da Doutrina Espírita – muitos casais optam pela separação. O Evangelho Segundo o Espiritismo diz: “... é uma lei humana que tem por objetivo separar legalmente o que, de fato, já está separado. O divórcio não contraria a Lei de Deus, uma vez que apenas corrige o que os homens fizeram...”. Viver com outra pessoa não é uma obrigação; é uma escolha.
Em mensagem escrita na obra “Como um homem pode enfrentar uma crise”, o espírito Leocádio José Correia diz que “A interação humana significa sempre entendimento e nunca confronto”.
O ideal é que se reflita duas vezes antes de se divorciar e, até mesmo, antes de se comprometer. O casamento representa um alto estágio de evolução do ser quando se baseia no respeito e consideração pelo cônjuge. “O casamento, ou a união permanente de dois seres, é contrária à lei natural? - É um progresso na marcha da humanidade” (Capítulo 4 – Lei da Reprodução). “A simpatia que atrai um espírito ao outro é o resultado da perfeita concordância de suas tendências, de seus instintos; se um tivesse que completar o outro, perderia a sua individualidade”, está escrito em O Livro dos Espíritos – Capítulo 6, Vida Espírita.
O fato de a doutrina não registrar os rituais de casamento não impede que os noivos comemorem sua união. Naturalmente que o casamento civil é um dever a ser cumprido pelos espíritas, porque legitima a união perante as leis vigentes que asseguram ao homem e à mulher direitos e deveres.
Na visão Espírita o Casamento pode ser entendido conforme qualificação a seguir:
Casual  Primeiro encontro de duas criaturas. Neste casamento o casal consegue levar uma satisfatória relação conjugal. Outros casais não se adaptando e não suportando as desavenças, separam-se. Sem dúvida em próxima vida terrena, reencontram-se para uma reconciliação.
Provatório - Reencontro de espíritos de diferentes graus de adiantamento espiritual, que no passado desentenderam-se, por isso, reencarnam para superar as provas a que forem submetidos, e progredirem.
Expiatório - Em vidas anteriores marido e mulher erraram muito. Reencarnam em novo lar, para corrigir os erros co­metidos, é um casamento de resgate.
Sacrificial - União de um espírito um tanto evoluído com outro menos evoluído com o fim de auxiliá-lo a progredir.
Afins - Espíritos evoluídos com sentimentos elevados, que se amam verdadeiramente. Corações afetuosos, juntos com objetivos supremos para adiantarem-se espiritualmente.
Não sabemos em qual categoria nos achamos, mas não existe o acaso, ninguém se acha sob o mesmo teto por mera casualidade. Deus permite, nas famílias, encarnações de espíritos antipáticos ou estranhos com o fim de servir de prova a uns e de avanço aos outros. Os bons tem campo de trabalho. Os maus se melhoram pouco a pouco com os cuidados que recebem; seu caráter se modifica, os hábitos se melhoram, as antipatias desaparecem.
O Espiritismo tem uma grande contribuição em favor da estabilidade matrimonial, mostrando-nos que, a par dos imperativos da Natureza, defrontamo-nos no casamento com o desafio da convivência, que faz parte de nosso aprendizado como espíritos eternos.
Além da eliminação das “arestas” produzidas pela nossa própria inferioridade, a vida em família é, também, um ponto de referência que nos ajuda a manter o contato com a realidade. As pessoas de nosso convívio apontam nossas falhas, ajudando-nos a corrigirmos os desvios de conduta.
O lar é o laboratório de experiências nobres em busca de avanços morais e espirituais
Emmanuel nos diz: A felicidade existe sim, porém, para usufruí-la no Outro Mundo, precisamos aqui na Terra admitir “que ninguém pode ser realmente feliz sem fazer a felicidade alheia no caminho que avança”.
Fonte: